Apenas vontade de escrever

Hoje deu vontade de escrever.........mas o quê?
Será sobre a natureza que está ficando amarela como um paratudo?
Hoje eu vi um branco voar era leve mas grande, e voa, tinha uma forma elegante de voar, penas e penas ao ceú contrastando com azul...de longe vi a elegancia no ar, só poderia ser ele, o símbolo do pantanal.


Hoje confundi os azuis quando olhei pro céu. Claro que era a natureza, porém uma gritava e a outra muda, essa, sempre esteve lá, todos os dias de minha vida.


Todas as manhãs uma luz me acorda!
Entra pela minha janela, mesmo estando fechadas as venesianas de madeira.
Toda manhã essa luz me desperta querendo ou não ela me acorda.
Sei que não posso dete-la, mas ela me acorda.
No fundo acorda também os pássaros, os bichos e até as galinhas.
Toda manhã essa luz está lá no meu quarto.

Só hoje percebi que os pássaros também ficam quietos ao meio dia.

Algo correndo no céu, parecia uma flecha com fogo. Pontos de brilhantes no céu, mais do que os lumes daqui na época da chuva. Vejo todas as noites antes de deitar. Pode até ser um vício, que vício sadio olhar estes brilhantes na escuridão.


As vezes parece ser até um sol de tão grande que é. Sol da escuridão, sol noturno.
O campo te aparece, você enxerga na escuridão. Nossos avós bagualhavam com este sol.
Animais passeam mais tarde, quando este sol já não é tão forte, o sol da noite, sol da escuridão.
A terra encosta nela e a faz mover, roçando sua barriga pela grama e campos. Pode sim morder. Várias cores, as mais brilhantes perigosas, mas também tem as mais opacas e finas e pequenas que não menos perigosas.

Tem um brinquedo lá em cima da embaúva, parece um pássaro colorido com bico longo.

O Pantanal tá mudando...
Boi sem chifre,
Peão sem guampa,
Ponteiro sem berrante.
Sinuelo... o que é isso?
Penguá, sapiquá, guaiaca, loro e lático, ainda são poucos os que sabe o que são.
O Pantanal tá mudando.
Ainda vejo alguns poucos chapéus de carandá, muitos daqui não usam mais o laço de couro. Cabresto? Nem pensar!
O bão é mesmo compar.
É o Pantanal tá mudando.
Baías que secam,
Corixos rasos e rios com areia.
Coitado do Pantanal.
Hoje vi um pica-pau...toc, toc.
Dor de cabeça, nem pensar!
Se tem, não pode almoçar!

Em cima da minha mesa tinha uma onça, pena que era pintada!
Não posso dizer que não gosto de animais, convivo todos os dias com mais de 200 espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios. E insetos?
iiii perdi a conta, mais de mil.
Plantas? Também mais de mil.
Todos esses vivem em liberdade, assim é o meu quintal.

No fundo do meu quintal passa um rio que está sempre compressa, ele não pára nunca. Desde que me entendo por gente ele está correndo. Será que já não está cansado? E de onde vem essa força? Esse tal do Miranda, que nunca pára, leva e tráz viventes.

Só hoje senti vontade de escrever...


O Pantanal não é pantano, pense nisso!

Nenhum comentário:

Reserve aqui!

De onde vem os internautas