Feiratur discute desafios do turismo rural

A coordenadora geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Rosiane Rockenbach, abriu os debates da 5ª Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur), lançada oficialmente nesta quinta-feira (20), em Campo Grande (MS).

Durante a palestra “Turismo Rural: rumo ao século XXI”, ela fez uma abordagem sobre o Plano Nacional de Turismo (2007-2010) e a inserção do turismo rural no contexto da macropolítica do setor no Brasil.

De acordo com a coordenadora, o encontro é o primeiro passo para reforçar a articulação empresarial do turismo rural - uma das principais dificuldades enfrentadas por quem trabalha com o segmento.

Além de incentivar a mobilização dos empresários, o Ministério do Turismo também pretende identificar legislações sobrepostas ou complementares ligadas ao turismo rural nos estados e municípios para unificar essas normativas na Lei Geral do Turismo.

“Nossa idéia é trabalhar em duas frentes. A primeira é o ordenamento para o turismo rural nos territórios. A segunda consiste em ações de educação e conhecimento para o desenvolvimento do turismo rural”, disse Rosiane. “Vamos formatar um programa para dar suporte aos profissionais que trabalham no segmento. Sabemos que, algumas vezes, faltam elementos de comparação com outros produtos e até com outros destinos para que o empreendedor possa qualificar o seu produto. Vamos dar ferramentas para que ele saiba como diversificar a sua oferta”, acrescentou a coordenadora.

Representantes de nove estados brasileiros participaram do painel de mobilização e articulação durante a programação da 5ª Feiratur, que termina no próximo sábado (22). Considerado o maior evento do turismo rural brasileiro, a feira reúne representantes da iniciativa privada – empreendedores, operadores e fornecedores –, do setor público e de especialistas no segmento. A feira também abre espaço para quem pretende investir, comprar ou firmar parcerias.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e o Instituto de Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural (Destur). Tem apoio do Ministério do Turismo, Abraturr/MS e Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul.

Fonte: Ministério do Turismo (http://www.turismo.gov.br)

Nenhum comentário:

Reserve aqui!

De onde vem os internautas