Observar aves, um hobby que está crescendo no Brasil, parte 01

Olá pessoal, depois de alguns dias de comemorações e festividades, estou de volta, dessa vez vou tentar ultrapassar o máximo de dicas e informações sobre a observação de aves na nossa região, o PANTANAL SUL.

Para começar a observação de aves é necessário ter um item muito importante e que não custa nada, chama-se Paciência. Também é fundamental ter um binóculo e não precisa ser dos melhores um 7x ou 8x da Bushnell já é suficiente, um boné e a última peça importante é um guia de campo, são livros em geral com formato pequeno para poderem ser levados para o campo, procure obter guias das aves da região onde vc quer observar, neste caso um bom guia (livro) é fundamental, posso citar o Birds, você encontra ele aqui.

Alguns birders (observadores), sugerem também pra levar um lápis/caneta e um caderno para anotações, isso é importante mas não agora!

Logo após esses apetrechos, vamos a prática.

Um bom lugar pra começar a observar aves é no próprio quintal de casa, na praça ou num parque da cidade. Sempre munido daquelas 04 coisas que citei no início, paciência, binóculo, boné e um livro de aves da região.

Comece identificando as aves mais comuns como, bem-te-vi, periquito, quero-quero, garça, urubu e etc, assim vc vai se familiarizando com o binóculo e também com o guia de aves. O horário bom para observar é ir de manhã ou no final da tarde antes do por-do-sol, pois a maioria das aves são mais ativas nesses horários, com o tempo você mesmo vai percebendo qual é o melhor horário para a observação aí na sua região. Não podemos deixar de dizer que existem também as aves noturnas como a coruja, curiango, urutal e outras, mas isso já um outro capítulo da nossa prosa.

Ao observar a ave é sempre bom comparar no livro, aquela que está em dúvida ou simplesmente ver detalhes do animalzinho.

Uma dica, quando estiver observando, sempre procurar prestar atenção em algumas partes que são essenciais para identificação da maioria das aves, são elas, a cor e a forma do bico, a cor das pernas, detalhe nas asas, se há outra cor em volta dos olhos, a cabeça e o formato do rabo, isso ajudará bastante quando vc estiver comparando duas ou mais espécies da mesma família, e não pense que é difícil acontecer com você, pois não é não.!

Neste momento você poderá estar se perguntando, nossa como é difícil observar aves?. Te garanto que é mais difícil escrever aqui do que pegar o binóculo e observar.

Vamos entrando um pouco mais a fundo no universo da observação de aves ou como queira, birdwatching. Vamos falar da lista de aves ou check list.
Desse ponto em diante ela a lista, entra em sua vida de observador de aves. A lista foi feita para facilitar a identificação e para também anotar as aves que vc já avistou ou quer avistar.

No início você não sentirá muita falta dela, mas logo logo ela também irá fazer parte de seus apetrechos para observar aves....é só ir praticando que vc vai ver!

Uma lista geral das aves do Brasil poderá ser encontrado neste endereço http://www.ceo.org.br/dia_de_observação/lista_de_aves.xls ao abrir o arquivo clique na aba checklist, você verá a lista das aves.....

Calma! Não se desespere com quantos nomes diferentes e difíceis para decorar!

Lembre-se, você é um observador e não um ornitólogo, portanto não tem nenhuma obrigação em conhecer as famílias e os nomes científicos de cada aves (por enquanto)...







Nenhum comentário:

Reserve aqui!

De onde vem os internautas