INFORMATIVO COMTUR DE MIRANDA/MS



INFORMATIVO COMTUR-MIRANDA/MS

Empreendedorismo, Planejamento e Comercialização é olhar e a dinâmica de trabalho com que o Conselho Municipal de Turismo de Miranda vem desde o inicio de 2009 conduzindo suas ações e projetos, enfocando melhorias na infra-estrutura turística municipal fortalecendo a cadeia produtiva do turismo e concorrendo para o bem estar da população.

Projetos para melhoria a atividade turística municipal. Observando e sentido os anseios dos empresários locais, o pouco envolvimento da comunidade com a atividade turística, a deficiência na comunicação entre o órgão público responsável pelo turismo local com o trade, a necessidade de espaços e momentos que eduquem e informem a comunidade sobre o desenvolvimento da atividade no município e outras inquietações a cerca do planejamento da atividade o COMTUR MIRANDA vem criando projetos a partir de dessas observações.

Os projetos e ações feitos e em andamento, querem ser instrumentos de auxilio da SECTUR em sua gestão, assim como representam e reivindicam as necessidades apontadas pelos atores da atividade, sendo assim o COMTUR propôs e realizou as seguintes ações:

1. Relatório-Plano de Ações Imediatas para o Receptivo turístico de Miranda/MS;
2. Projeto de Sinalização Turística para o Município de Miranda;
3. Projeto de Incentivo a Construção do Porto Turístico do Rio Miranda;
4. Projeto de Incentivo a Restauração do Patrimônio Arquitetônico Histórico de Miranda;
5. Projeto de Evento: Festival da Cultura Pantaneira;
6. Projeto de Urbanismo e Paisagismo: Construção do Monumento ao Homem Pantaneiro na entrada da Cidade (BR-262);
7. Projeto Educacional: Turismo na Escola;

Os projetos de nº 2, 3, 4, 5, 6 e 7 foram apresentados na ultima reunião do Fórum do Pantanal realizada na cidade de Corumbá no dia 27/MARÇO, com aprovação de todos os membros, esperamos agora a apresentação e aprovação do Fórum Estadual de Turismo instância que reuni todos os Fóruns Estaduais, Associações, ONG´S e outras entidades relacionadas ao Turismo Estadual, neste Fórum os projetos passam por segunda aprovação e são encaminhados para o Mtur-Ministério do Turismo e, conseqüentemente, os projetos nele aprovados passam a ser reconhecidos em outros meios de captação de recursos para sua realização.

Fórum Regional do Pantanal, Miranda vem se destacando dentro da organização e planejamento do Turismo Estadual, no Fórum o município é um dos mais freqüentes e representados, além de ser o mantenedor da cadeira de presidência diretiva do Fórum Estadual de Turismo. Neste panorama de participação, reforçamos o ditado: “Quem não é visto nunca é lembrado” fazendo juz a esse dito popular Miranda vem atraindo cada vez mais a atenção dos empresários e de outros gestores municipais. Uma das ultimas decisões foi escolher Miranda como cidade anfitriã para a reunião de Degustação e Aprovação dos pratos que irão representar a região do pantanal, esta reunião aconteceu no dia 20/MARÇO no empreendimento turístico da empresarial Fátima Cordella: Pousada Águas do Pantanal. Miranda expos o prato a base de Jacaré para encantar o paladar dos nossos visitantes.

Fórum Estadual de Turismo, no dia 6/MARÇO em Campo Grande o Fórum reuniu-se em seu primeiro expediente ordinário sob a coordenação da nova equipe executiva, na qual o COMTUR MIRANDA ocupa a presidência representada pelo Operador de Turismo e presidente do COMTUR MIRANDA o empresário Alex Furtado. Nessa reunião a equipe executiva apresentou a proposta de trabalho, a dinâmica das reuniões, uma novidade é a gravação da reunião para garantir a legitimidade das aprovações evitando distorções de comentários e a colocação em relação as decisões tomadas. Em consenso geral a reunião do fórum foi uma das mais produtivas e eficientes de todas as épocas do Fórum de Turismo do MS - em termos de horário e decisões as resoluções desta reunião foram propositivas e esta sendo elaborada a Carta ao MS onde o Fórum Estadual demonstrará as necessidades reais do Estado pleiteadas por todas as entidades participantes.

Nesta reunião não houve pauta para aprovação de projetos o que ocorrerá na próxima reunião, em relação a datas de reuniões para todos os parceiros possam se preparar a secretaria executiva do Fórum encaminhou, posterior a reunião, o cronograma de reuniões, reforçamos a importância da participação de todos os membros e convidados no apoio a articulação cada vez melhor da cadeia produtiva.

Projeto: Travessias do Pantanal, dando continuidade ao projeto, agora com uma nova ênfase que é a de diversificar o roteiro que a principio previa apenas o roteiro fluvial, traçando o percurso: Poconé/MT e Corumbá/MS, a equipe de consultoria do Mtur – Ministério do Turismo, composta pelo Consultor Master em Turismo Adonis Zimmermann, Consultor de Mercado José Cordeiro e pela Consultora de Produção Associada Rejane Pasqualli ocorreu a visita técnica desta Equipe a cidade de Miranda nos dias 10, 11 e 12/MARÇO a programação da visita foi dividida em três momentos: No dia 10/03 as 20h00 na Câmara Municipal a Equipe do Mtur reuniu-se com SECTUR e o TRADE de Miranda, uma reunião de conhecimento onde os gestores e empresário locais foram informados sobre o projeto e sobre a inclusão de Miranda no projeto.

Destacamos a excelente participação dos empresários de Miranda de todos os setores, um numero de participantes a cima de 15 pessoas o que demonstrou o índice de interesse do TRADE em relação aos novos rumos do turismo local.

Nos dias 11 e 12/03 as 7h30 a Equipe acompanha pela Diretora de Tour Operator da Águas do Pantanal Tour a empresária Fátima Cordella e pelo Turismólogo da Águas do Pantanal Tour Luiz Ricardo J. Rocha e pela Turismóloga da SECTUR Odilene Matos Bentos, realizaram o city tour ecológico e cultural de Miranda e uma visita técnica aos atrativos de turismo rural, ecoturismo e turismo agro-tecnológico com o objetivo de conhecer a nossa região e coletar informações para apresentar ações estratégicas dentro de um planejamento de visa a consolidação da Região do Pantanal de Miranda como destino do projeto: Travessia do Pantanal e que também auxiliará o município a tronar-se destino indutor de turismo na região do Pantanal.

Os atrativos visitados foram:

Dia 11/03 = Faz. Baía Grande, Faz. San Francisco, Faz. Santa Cruz, Faz.23 de Março e Cacimba de Pedra – Reino Selvagem onde a Equipe pernoitou e degustou um jantar a base do jacaré pantaneiro;

Dia 12/03 = Faz. Santa Inês que apresentou as delicias dos doces em compota do pantanal e o Refúgio Ecológico Caiman, melhor resort ecológico do Mundo.

A equipe com muita satisfação e com todas as expectativas respondidas e surpreendida com a organização dos equipamentos da região, retorna dentro de 15 dias para fazer a devolução da visita e apresentar o plano de estratégias.

Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul de 27 a 31 de maio/ 2009 – Campo Grande, a FUNDTUR responsável pela organização do 2º Salão de Turismo de MS vêm trabalhando com eficiência, eficácia e contra o tempo com todos os seus parceiros para apresentar cada vez mais uma trabalho que eleve o nosso Estado e todas as suas potencialidades no mercado turístico Nacional e Internacional. Sobre a organização do evento informamos que o GOPAN – Grupo de Operadores do Pantanal, composto por 8 Operadoras é responsável pela formatação dos roteiros e pacotes que serão comercializados pelas Agências de turismo durante o evento no espaço chamado: Balcão de Comercialização e no site oficial do evento.

Ressaltamos que em todos os roteiros envolvendo o Pantanal, Bonito/Serra da Bodoquena e a Rota Bi oceânica de Miranda é um dos principais destinos de receptivo e distribuição, assim como os atrativos de sua região são os expoentes dos pacotes turísticos. Informamos ainda e chamamos a atenção dos empresários de Miranda e gestores públicos que a nossa participação é imprescindível e devemos, portanto começar a nos articular para apresentar nossa região com qualidade nos folhetos, imagens, vídeo, som e manifestações culturais, para que realmente possamos, neste e em todos os eventos, marcar presença e captar turistas para os nossos destinos, trabalho este que enaltece não só nossa região como o nosso Estado favorecendo ao desenvolvimento concreto e de mercado do turismo sul-mato-grossense.

Secretaria Municipal de Turismo de Miranda, por motivos particulares a Srª. Odete Alves no dia 10/03 solicitou sua exoneração do cargo da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, com seu afastamento, assumindo e dando continuidade aos trabalhos de planejamento e organização da Secretaria e da atividade o Diretor de Turismo Dutty Paiva assumiu a pasta municipal, ao novo secretário desejamos sabedoria e força para caminhar de acordo com a indicação da bússola que indica para novos tempos do turismo Mirandense e sempre ouvindo e interagindo com o Conselho Municipal de turismo ao qual é vice-presidente.

O Trem Apita na Estação, aproxima-se o inicio da operação do Pantanal Express que utilizará o roteiro do Trem do Pantanal, em reunião com o Empresário Adonai Aires de Arruda proprietário da Serra Verde Exprees, empresa de transporte ferroviário responsável pela operação do Pantanal Express e o GOPAN – Grupo de Operadores do Pantanal, o empresário informou a programação inaugural do trem sendo:

Dia 08/05 (sexta-feira) – Viagem Inaugural com a presença do Chefes de Estado: Brasil, Bolivia e Paraguai. O percurso deste dia não será feito por completo devido a Agenda dos Presidentes e o ponto final deste percurso ainda não foi confirmado.

Dia 09/05 (sábado) -Viagem Inaugural com a presença do TRADE ESTADUAL e NACIONAL, IMPRENSA NACIONAL e INTERNACIONAL e demais convidados da Empresa Operadora do Trem do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O percurso será completo de Campo Grande a Miranda.

Dia 10/05 (domingo) – Retorno da Viagem Inaugural Miranda x Campo Grande, com paradas normais.

Dia 16/05 (sábado) e 17/05 (domingo) - Primeira Viagem Comercial do Pantanal Express, roteiro completo.

Observamos que o Trem irá operar a rota inicialmente com 240 lugares e com os vagões de classe turística e econômica, faltando o vagão de luxo chamado executivo até o mês de Setembro de 2009, a partir do mês de Setembro/2009 o Pantanal Express irá operar o roteiro com a capacidade máxima de lugares = 400 e com todos os vagões.


É isso aí, aqui nós estamos fazendo nossa parte!!
Venha nos visitar de TREM!!

Visite nosso blog http://www.pantanalsul.blogspot.com/ e saja um dos colaboraores!
E-mail: causos@gmail.com

4 comentários:

Anônimo disse...

A região do Pantanal brasileiro realmente precisa ser mais conhecida pelos próprios brasileiros. Pode ser que o trem faça com que as visitas aumentem, mas o governo deve investir muito na manutenção do turismo local!Vamos conhecer o nosso país!
Turismo & viagens

Causos da Roça disse...

Jaíza...Obrigado pelo seu comentário, de fato o brasileiro conhece muito pouco do BRasil...Estamos fazendo a nossa parte! Vamos divulgar o nosso Brasil!! Abçs.

Alcímero disse...

Ola
Parabens pelo blog bem informativo, Gostei, sou academico de Turismo - UEMS de Dourados, e sou pesquisador, estou começando a pesquisar sobre miranda, meu projeto de iniciação cientifica.
Espero ter uma pesquisa fantastica em algumas fazendas de miranda

Brum disse...

CURSO CONSTRUÇÃO EM BAMBU
ONG VITORIA REGIA /INSTITUTO PINDORAMA RJ/RJ
Data: 21 á 24/01/2011
Descrição do evento:
Já pensou em fazer uma casa, galpão ou toldo com bambu? O curso engloba as técnicas eficazes para corte, manejo, secagem, tratamento, manufatura e montagem de uma construção de bambu e bioconstrução. Desde a construção das sapatas, passando pela confeção das peças, até a cobertura e fechamento com painéis, todas as técnicas são ensinadas de forma prática e teóricas.

Informações : http://www.pindorama.org.br/www.ongvitoriregia.com.br
Insriçoes Av. Afonso Pena 2081 sala 117 Galeria Dona Neta – Campo Grande MS . Fone 067 99137507- 3043 5435
Local do Curso – Fazenda Morada do Peixe – Corumbá -Ponte do Rio Miranda – deixa o carro -45 min de Barco até a fazenda

Reserve aqui!

De onde vem os internautas